Musculação é saudável para a grávida
A maior parte das gestantes sente dúvidas sobre alimentação, se podem tomar certos remédios ou não, e também sobre exercícios físicos. Será que a grávida pode malhar? É fato que no período de gestação o sedentarismo, da mesma forma que em qualquer outro momento da vida, é prejudicial à saúde e os exercícios leves são recomendados. Mas as futuras mães podem fazer musculação?
Notícia boa para quem adora levantar peso na academia. Não há riscos à saúde da mãe e nem do bebê com a atividade física e os exercícios poderão ser muito bons para a saúde da gestante. Antes de iniciar é imprescindível, contudo, consultar a ginecologista e se possível fazer uma bateria de exames com o cardiologista para a avaliação da saúde cardíaca. É bom lembrar que as atividades de carga costumam elevar a pressão arterial, portanto para que a musculação não seja nociva, é determinante que o corpo da gestante esteja em plenas condições, e que o treino ocorra com o acompanhamento de um personal trainer.
Os principais benefícios da musculação para gestantes
Autorização médica concedida, todos os exames em dia, é hora de começar a malhar. A musculação além de promover o ganho de massa muscular, melhora a circulação do sangue, reforça o sistema de defesas do organismo, é excelente para o aprimoramento da postura e coordenação motora. Além disso, os exercícios com peso reforçam as articulações, algo importantíssimo para a mulher sofrer menos com o ganho de peso natural da gestação, e ajudam no aumento da flexibilidade. O conjunto de benefícios melhora a qualidade de vida da mãe durante a gestação e também são úteis para o feto.
Importante: uma pergunta que a maioria das gravidas fazem nos comentário é: gravida pode fazer agachamento?
Dicas especiais para os exercícios
Por melhor que esteja de saúde e mais animada e disposta com a atividade física, a gestante deverá ter em mente que cautela é essencial. Antes de começar a atividade física é obrigatório fazer alongamentos completos, pois eles são inevitáveis para a prevenção contra lesões. Na hora das atividades é recomendado evitar certas posições: não ficar com a barriga para baixo, para não causar desconforto com a pressão dos vasos sanguíneos.
É indispensável dormir regularmente durante os meses de realização das atividades, sempre alimentar-se de forma saudável e beber muito líquido após o treino para a hidratação. Durante as atividades é recomendado utilizar roupas folgadas e leves. É sugerido dar importância ao trabalho do diafragma, pelve e abdômen, pois estes agrupamentos musculares são muito solicitados no parto.
A gestante não deverá exceder-se no esforço físico, portanto, a intensidade dos treinos deverá ficar entre leve e moderada. No caso de qualquer desconforto, a atividade deverá ser interrompida imediatamente, e a consulta médica marcada.
Outros exercícios importantes para as grávidas
A musculação está qualificada como atividade de médio risco para gestantes, assim como o jogo de tênis e práticas aeróbicas diversas. Isso não significa que sejam prejudiciais, apenas que todas deverão ser realizadas com o acompanhamento de um profissional qualificado, para não existir riscos de lesões, ou outros problemas de saúde.
Uma dica importante: escolha uma boa academia para malhar. Infelizmente algumas academias de musculação estão sempre lotadas, têm aparelhos velhos e profissionais que não dão atenção adequada ao aluno. O trabalho físico com gestante solicita atenção especial, portanto o ambiente de treinamento deverá ser o melhor possível.
Natação e caminhada são consideradas atividades de pequeno impacto e menor risco.
Todas elas são recomendadas para a gestante, afinal nada mais útil que alimentar-se de forma saudável e colocar o corpo em movimento. Exercícios físicos são bons para o corpo e também para a mente, pois minimizam o estresse e reforçam o bom humor e disposição.
Muito bom!