Só utilize medicamentos com prescrição médica
Com as constantes alterações hormonais e mudanças no corpo, as grávidas de uma forma ou de outra sentem algum (ou alguns) tipo de desconforto. O aumento das gases é muito comum nas três primeiras semanas pois a digestão é mais lenta. Será que as mulheres que esperam um bebê podem recorrer ao Luftal para tratar dos gases intestinais?
Primeiramente é bom esclarecer que antes da grávida comprar qualquer medicamento, deve consultar o ginecologista. Comprar remédios sem receita é um risco tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê, pois certos ingredientes dos mais simples fármacos podem conter ingredientes capazes de proporcionar uma série de malefícios.
Luftal: o medicamento ajuda na diminuição dos gases na gravidez
O Luftal é um famoso remédio cuja indicação é minimizar os gases e diminuir as dores abdominais. O medicamento pode ser usado por grávidas, mas desde que prescrito pelo médico em tratamento com dosagem indicada na consulta. Disponibilizado em gotas, compridos ou cápsulas, o Luftal proporciona incríveis efeitos no tratamento deste problema intestinal capaz de provocar cólicas intestinais e mais alguns desconfortos.
Se os sintomas dos gases persistirem outra consulta deverá ser marcada para seja feita investigação mais detalhada sobre o problema intestinal. É de suma importância, durante o pré-natal, comunicar a ginecologista sobre suas atividades diárias: horários de sono, alimentação, se faz atividade física ou não, etc. Por intermédio do conhecimento do histórico clínico é possível apontar melhor solução para os gases.
Quais os sintomas dos gases na gravidez?
Conhecer os sintomas do problema de saúde é a melhor forma de saber como tratá-lo ainda no princípio. Os desconfortos provocados pelos gases são mais evidentes após as refeições, então é recomendado observar com atenção quais alimentos pioram o quadro de gases, e assim diminuir a ingestão ou mesmo substituir por outros, o que acha?
Estes são os sintomas mais comuns dos gases:
- Flatulência
- Dores abdominais
- Azia
- Falta de ar
- Cólicas intestinais
- Arrotos intermitentes
Como minimizar o impacto dos gases nas gestantes
Se em decorrência dos processos normais da gravidez é praticamente impossível deixar de ter gases em um momento ou outro, é viável minimizar os transtornos que são mais evidentes nos três primeiros meses da gestação. Nessa fase o corpo ainda está no processo de adaptação às mudanças provocas pelas alterações hormonais, então para melhorar a qualidade de vida da gestante é bom iniciar algumas medidas capazes de regularizar o funcionamento intestinal e diminuir os incômodos.
Praticar exercícios físicos – Certamente o sedentarismo é um dos males do século. As atividades físicas além de melhorar a saúde cardíaca e contribuir para a prevenção de alguns tipos de câncer, ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. É certo que as grávidas não podem exagerar na intensidade, e todas as atividades devem ser feitas com cuidados e o aval médico, mas ficar muito tempo parada em casa é prejudicial: pequenas caminhadas, ou atividades aeróbicas de baixa intensidade já são ótimos exercícios para a saúde da mãe e do feto.
Não beba durante as refeições – Beber líquidos é excelente para a saúde no dia a dia, menos durante as refeições. Ao ingerir líquidos – água, sucos, refrigerantes, chás – o suco gástrico do estômago é diluído, e assim o processo de digestão fica mais demorado, provocando as gases. Além disso, quando se bebe no almoço ou jantar, os nutrientes dos alimentos tornam-se menos eficazes ao organismo.
Evite (ou coma menos) alimentos causadores de gases – Alguns alimentos são conhecidos por provocar gases: pêra, maçã, doces diversos, brócolis, couve, leite e derivados, alimentos gordurosos, água gaseificada, etc. É lógico que alguns destes alimentos são saudáveis e podem ser consumidos para complementar as necessidades diárias. Mas não exagere.
Estou com muito gases, na minha gestação posso tomar Luftal sem orientação médica, ou o que devo fazer