Laringite
Esta é uma doença inflamatória da laringe que pode ser tanto aguda quanto crônica. Acomete pessoas de todas as idades e pode ser infecciosa ou não. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da laringite considerando os seguintes tópicos:
- O que é laringite;
- Como se adquire;
- Quais são os sintomas;
- Como é feito o diagnóstico;
- Como é o tratamento;
- Como prevenir.
O que é laringite?
Doença inflamatória da laringe que agride pessoas de todas as idades e sexos, a laringite pode ser do tipo aguda, quando dura apenas alguns dias ou do tipo crônica, com duração de cerca de 3 semanas. Apesar de não ser um transtorno grave e de possuir fácil tratamento pode gerar complicações quando se manifesta em crianças pequenas. Isto porque, em certos casos, o inchaço na traqueia e na laringe pode até mesmo obstruir a passagem de ar.
Como se adquire?
A inflamação aguda na laringe, geralmente, é decorrente de algum processo infeccioso no trato respiratório. Esta infecção pode ter sido causada por vírus, bactérias ou fungos, por exemplo. O tabagismo e a idade avançada são fatores que deixam o indivíduo mais predisposto ao quadro. Exposição à fumaça ou substâncias irritantes também são fatores de risco.
Uma infecção também pode acabar deixando a pessoa mais vulnerável a processos crônicos de laringite. Esta pode ser ocasionada por fatores não infecciosos como lesões traumáticas, doenças do refluxo gastroesofágico, distúrbios endócrinos e crupe espasmódico.
Situações que geram tosse excessiva acabam irritando a região, assim como o consumo de álcool e o uso irregular das cordas vocais. Estes também são, portanto, fatores contribuintes à laringite.
Quais são os sintomas?
Tende a variar bastante de acordo com a intensidade e com o motivo desencadeante. O prejuízo à voz é um dos sintomas mais facilmente notados. A pessoa pode desenvolver desde uma simples rouquidão até uma incapacidade de se comunicar através de sons.
A tosse pode ser uma causa da laringite ou um sintoma. Esta costuma parecer bastante com o latido de um cachorro. Quadros de febre e inchaço na região também são frequentemente notados. Crianças ficam com dificuldade para dormir e para respirar. A garganta pode ficar seca e dolorida. Incômodos ao falar e ao engolir são também indícios de uma laringite.
Como é feito o diagnóstico?
Diante dos sintomas descritos acima, muitas pessoas logo costumam procurar por auxílio médico. O especialista irá realizar exames clínicos e fazer algumas perguntas ao paciente. Para a confirmação do diagnóstico pode ser solicitado uma laringoscopia. Radiografias e outros exames laboratoriais também podem ser indicados para que não restem dúvidas quando à causa do problema. Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Como é o tratamento?
Em alguns casos de laringite aguda causadas por infecções virais ou bacterianas, por exemplo, muitos dos sintomas tendem a desaparecer sem necessidade de tratamento. Laringites crônicas, por outro lado, costumam requisitar uma atenção mais especial e até mesmo cirurgia.
Repouso de voz e inalações podem ajudar muito a diminuir o desconforto na área. Dependendo da causa da laringite pode ser prescrito o uso de antialérgicos ou de antibióticos. Outros medicamentos para alívio dos sintomas também podem ser indicados, entretanto, somente o médico poderá avaliar qual é a melhor abordagem. Casos graves de laringite crônica podem resultar até mesmo na retirada da laringe por completo. Radioterapias e quimioterapias também costumam ser medidas necessárias em algumas circunstâncias.
Como prevenir?
Simples atitudes podem ajudar na prevenção de uma laringite. Evitar fumar, consumir álcool em excesso e manter uma boa alimentação, por exemplo, são algumas delas. Tenha cuidado com as suas cordas vocais, mantenha-as sempre lubrificadas, ingira líquidos constantemente e não aumente o tom de voz sem que haja necessidade. Evite compartilhar copos, talheres e alimentos. Desta forma muitas infecções podem ser prevenidas. Bons hábitos de higiene também é algo fundamental. Durma bem, não tome líquidos gelados e nem muito quentes e não grite com frequência.
Diante de quaisquer sintomas consulte sempre um médico especialista para receber o tratamento adequado. A grande maioria das doenças, quando diagnosticadas previamente e quando recebem o devido tratamento, não deixam sequelas e não geram complicações mais graves. Portanto, cuide bem da sua saúde e esteja sempre em dia com a sua consulta ao médico.
Meu filho de 5 anis tem cruzes que chega vomitar e tem refluxo me ajude uso bombinha de aerolim.
posso administrar a bombinha de duovent n no meu filho ele tem 11 anos e esta com crise de laringite aguda
Tenho uma filha de cinco anos…durante esse tempo ja foram cinco crises a cada oito meses ou mais….a primeira foi agravante…saturaçao baixa….sem voz…quase que a entubaram…foi horrivel….inalacoes de adrenalina….decadron na veia….esta passando por uma series de exame para ver os motivos…agora vai ver uma relacionada com o refluxo….mas queria saber se tem alguma coisa pra falar…pois ja estou agonizada de ver ela sempre tendo que fazer inalcoes…sem contar que ja aumentou demais seu peso com tantos remedios
Meu nome é Antonio,
Tenho um filho de 5 anos na mesma situação se puder me ajudar caso já tenha conseguido uma solução para o seu filho me ajude pois não sei o que mais fazer. Grato.
tenho um filho de cinco anos tambem e ele a cada 1 ano mais ou menos tem crises de laringite,teve ontem,é horrivel não desejo pra ninguem…ele acorda de madrugada tossindo e daqui a segundos ja esta sem ar,desesperado,eu gostaria de saber se a crise da sua filha é igualzinha a que meu filho teve,ficando sem ar,não da pra pensar é correr na hora no médico,eu tremia tremia,chorava,fiquei desesperada…queria ajuda e opiniões…queria saber se tem tratamento…obrigada
eu nao bebo e nem fumo passei dois meses gripada em seguida uma gripe atras da outra derrepende gripo e dessa fez tive febre , quando vou no medico ele fala que estou com laringite,eu nunca tive isso foi a primeira e a ultima ser DEUS quizer